A Arte Sagrada de Shakespeare

R$ 80,00
ou 3 x R$ 26,67
Produto esgotado. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.

O perenealista francês René Guénon, desvelou o esoterismo contido na obra A Divina Comédia de Dante Alighieri, o pensador francês Patrick Paul esmiuçou em sua obra O Segredo do Graal a profundidade espiritual contida na obra principal de Chrétien de Troyes Perceval ou O Romance do Graal, e na obra que apresentamos aqui: A Arte Sagrada de Shakespeare, o perenealista inglês Martin Lings aponta o teor esotérico das obras Hamlet, Otelo, Macbeth, Rei Lear e A Tempestade, do grande dramaturgo William Shakespeare (1564 – 1616).

O homem só reconhece e aprecia aquilo que é ele mesmo em estado de realização”. Goethe (1749 – 1832)

Esta é uma premissa básica e sabida por todos os estudiosos sérios do esoterismo, aqueles que já adentraram uma via autentica do Caminho Espiritual. Trata-se da capacidade de discernir, de reconhecer, seja em um poema, um romance, uma música, uma pintura, uma dança ou em uma simples fala, a procedência, a origem, de onde surgiu aquele movimento, aquela ação. É como separar o joio do trigo, o sagrado do profano, o Eterno do passageiro, a verdade da ilusão. Todo leitor esotérico sério sabe que existem diversos níveis de entendimento, partindo do sentido literal, passando pelo alegórico, chegando no simbólico até penetrar no segredo último contido naquela expressão humana.

Uma obra pode ter um caráter estético fantástico e ao mesmo tempo não ter uma raiz profunda conectada à vida, pode ser o resultado de uma mera reflexão racional sem uma inspiração profunda e sem uma grande elevação.

Uma obra vinculada ao Eterno, é uma obra que fala para nós, fala de nós e de nossa própria busca espiritual. Onde os personagens e os lugares da história podem evocar e acordar as diversas forças anímicas que nos habitam – mundos que, de maneira consciente ou inconsciente, nos constituem integralmente. Esse tipo de obra é capaz de direcionar elucidar e até levar o leitor à descoberta do mistério oculto da origem (humana): esse é o objetivo último das obras esotéricas autenticas.

Milhares de especialistas analisaram as obras desse dramaturgo insuperável, seja a partir de uma perspectiva literária, psicológica e até mesmo astrológica (pela alta incidência de temas planetários, estelares e cósmicos em suas obras), mas nesta obra lançada pela primeira vez em 1984, o grande perenealista Martin Lings, nos dá um belíssimo presente ao nos apresentar as principais peças de Shakespeare sob a luz de um amplo contexto espiritual, nos mostrando a intrínseca preocupação de Shakespeare com a busca da realização espiritual plena, que é alcançada depois das muitas e difíceis etapas da alquimia interior.

Martin Lings nos esclarece que é disso que docorre a grandeza essencial de Shakespeare, concentrando nossa atenção no impacto global que essas peças causam em nós, seja quando assistidas em um teatro ou quando lidas, contanto que estejamos com o coração aberto. Para esse fim, ele se concentra em oferecer ao leitor as chaves textuais dessas grandes peças, nos personagens e nas representações teatrais, de modo a nos transmitir a grandeza espiritual desse dramaturgo, de uma maneira que talvez nenhum outro livro sobre Shakespeare no mundo possa nos proporcionar.

Veja também