ORDENS SUFIS NO ISLA INICIACAO A CONFRARIAS

R$ 65,00
ou 3 x R$ 21,67
Produto esgotado. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.

Nos últimos anos é possível ver um movimento intenso de interesse pelo Sufismo juntamente com sua doutrina, seu método, suas práticas e disciplinas místicas com vistas à realização espiritual. Isso pode ser resultado de uma disposição natural do ser humano para a espiritualidade, na tentativa de buscar um maior aprofundamento da experiência interior transcendente e consequentemente viver com toda sinceridade as verdades inerentes a cada tradição espiritual milenar ainda acessíveis no Século XXI.

Sendo o sufismo a quintessência da espiritualidade no Islã, a dimensão mística e iniciática da tradição muçulmana oriunda diretamente do Profeta Maomé (Mohamed) e que abrange tanto correntes devocionais quanto esotéricas e sapienciais, e que se diferencia de outras linhas e ordens religiosas pois não exige “uma retirada” do mundo, entendendo que é possível viver o isolamento contemplativo e numa vida interior em meio as atividades do mundo, conciliando a via espiritual em meio aos desafios da vida profissional e familiar.

Este livro visa introduzir os leitores de uma maneira leve e profunda nesta cultura milenar, disponível para homens e mulheres ainda hoje por meio das Ordens e Confrarias Sufis. Neste sentido, o autor brasileiro Mateus Soares de Azevedo inicia a sua obra com as seguintes perguntas:

O que realmente é o Sufismo? Em que ele acredita? Quais são suas práticas quotidianas? É uma vertente mística do Islã para alguns poucos, ou uma via aberta a muitos? E o que são as Ordens Sufis? Qual a sua natureza e sua razão de ser? Qual a sua origem e sua trajetória histórica? São elas “iniciáticas” e destinadas a uma elite, ou são “populares” e acessíveis em princípio a todos?

Extrapolando as disciplinas e práticas interiores e agindo também efetivamente na vida cotidiana o autor nos mostra que as Ordens e Confrarias Sufis também estão no cerne do que há de mais sublime no mundo islâmico, seja no pensamento ou nas artes, na arquitetura e na mística, nos costumes, no vestuário e até mesmo na política, além de nos mostrar historicamente como está influencia tem impactado a cultura ocidental.

Sendo o autor não somente um islamólogo e esoterismólogo em um sentido somente restrito a academia, mas também um grande especialista nos estudos de Religiões Comparadas e da Filosofia Perene, além de suas experiências empíricas nas práticas e cerimonias sufis, tanto no Brasil, como em países mulçumanos, o autor consegue “traduzir” com maestria toda a complexidade e multidimensionalidade da cultura islâmica para o público brasileiro, nativamente e historicamente oriundo da Tradição Judaico-cristã.

Veja também