TRATADOS DAS ENÉADAS

R$ 64,00
ou 3 x R$ 21,33
Produto esgotado. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.

A Escola de Filosofia de Plotino em Roma era escola era amigável e informal, e estava aberta a todos os interessados pela filosofia Platônica; no entanto, a sua maior parte era constituída por seus amigos e admiradores. As suas aulas seguiam sempre o mesmo formato: de início, era lido um trecho da obra de Platão, em seguida Plotino apresentava as suas perspectivas sobre aquele determinado tema e, na sequência, abria a discussão para todos os alunos presentes. Uma vez levantada uma questão, a mesma era discutida até ser exaurida.

Suas especulações intelectuais e inquietações contemplativas tinham como temas centrais todas as questões existenciais e espirituais relacionadas a vida e a natureza do ser humano em todas as suas dimensões. Plotino não tinha nenhum interesse pela política. A sua proposta e constante busca era em acessar as realidades que estavam além das aparências e os sentidos.

A sua filosofia abarcava o conceito de vida perfeita (eudaimonia) possível para o homem que dominou a razão e a contemplação, estado alcançável e possível partindo do Mundo Sensível, via introspecção, indo além dos sentidos, acessando a Alma do Mundo, depois o Intelecto (Inteligência), e chegando, por fim, à união (integração) com o Uno. Para Plotino, o Uno não é apenas um conceito intelectual, mas algo que pode ser experimentado, uma experiência onde se ultrapassa toda multiplicidade. Segundo Porfírio, seu principal biógrafo, durante sua vida Plotino alcançou tal união com Deus por quatro vezes, estado esse descrito por outras Tradições Espirituais com liberação e/ou união mística.

Foi considerado por muitos filósofos platônicos posteriores como “a glória da filosofia antiga”, como o depositário e o revelador mais claro da sabedoria grega. Seu legado e suas obras influenciaram de maneira fundamental as três grandes Tradições Abraâmicas (o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo), bem como alguns dos grandes autores do Renascimento. Dentre aqueles que foram enormemente influenciados por Plotino podemos citar: Santo Ambrósio, Santo Agostinho, Dionísio Pseudo-Areopagita, Boécio, Santo Alberto Magno, São Tomás de Aquino, Dante Alighieri, Mestre Eckhart, Johanes Tauler, Nicolau de Cusa, São João da Cruz, Marsílio Ficino, Pico de la Mirandola, Giordano Bruno, Al Farabi, Avicena, Shelomoh Ibn Gabirol, Espinosa, Leibniz, Coleridge, Henri Bergson e, contemporaneamente, Jacques Maritain e Giovanni Reale.

Suas Obras completas ficaram conhecidas como “Enéadas” (fazendo referência ao número 9), título que lhes foi dado por seu discípulo e editor Porfírio por se tratar de nove tratados organizados em seis livros, totalizando o número de cinquenta e quatro tratados. Cada tratado é sempre apresentado de maneira independente, assim como eram suas aulas, mantendo uma conexão do começo ao fim com o seu núcleo temático.

Quando da primeira edição desta obra pela Polar no ano 2000, Plotino inacreditavelmente ainda era inédito na língua portuguesa! Foi para suprir o quanto antes essa lacuna grave, a Polar publicou 12 tratados dos 54 escritos por Plotino, a fim de a tornar acessível o quanto antes ao público de língua portuguesa, para matar a sede de muitos, e também para que a nossa publicação estimulasse outras editoras a posteriormente publicassem a totalidade dos 54 tratados. Eis os títulos dos 12 tratados que selecionamos de maneira cuidadosa e criteriosa para compor esta nossa edição pioneira:

– Sobre o Belo;
– Sobre o Primeiro Bem e os outros Bens;
– Sobre a Dialética;
– Como o que está abaixo do Primeiro provém Dele; e sobre o Uno;
– Sobre a Origem e a Ordem dos Seres que vêm depois do Primeiro;
– As Três Hipóstases Iniciais;
– Sobre a Descida da Alma nos Corpos;
– Sobre o Amor;
– Sobre o Bem ou o Uno;
– Sobre o nosso Daimón;
– Sobre a Essência da Alma I;
– Sobre a Essência da Alma II;

Veja também